O call-to-action (CTA) é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital. O CTA também é chamado de chamada para ação, pois convida o usuário/leitor a realizar uma determinada ação para efetivar a sua conversão.
O CTA pode ser uma chamada numa imagem, texto, gif para direcionar o usuário a executar uma determinada ação.
O call-to-action auxilia no aumento do tráfego e na taxa de conversão de leads para clientes e de clientes para vendas. Por meio dessa ferramenta, é possível coletar várias informações sobre os visitantes, leads e clientes. Além disso, você pode acompanhar a jornada do seu cliente dentro do funil de vendas.
O funil de vendas é um modelo de marketing que representa qual parte do processo de compra, o cliente se encontra. Ele é dividido em três fases:
Topo – Descobrir e aprender
Meio – Reconhecer o problema
Fundo – Pensar numa solução e decidir.
Por que usar o Call-to-action?
Para criar um call-to-action de sucesso e obter os melhores resultados com ele, é importante considerar:
- O objetivo do CTA;
- A persona que vai acessar o CTA;
- O estágio que o visitante está dentro do funil de vendas;
- A melhor forma de chamar atenção da sua persona para alcançar o objetivo (imagem, gif, texto, banner, botão);
- O nível de conhecimento da persona sobre sua empresa;
- A finalidade do Call-to-action.
Esses comandos incentivam o usuário a realizar a ação. O CTA tem um elemento de design, uma frase de impacto capazes de direcionar o leitor.
Tipos de CTA
O uso do call-to-action é direcionar o visitante um caminho claro para que ele alcance uma meta. Preferencialmente, o CTA pede o uso dos verbos no imperativo, uma frase de efeito, uma expressão eficaz com um link, que provocam um movimento, uma ação, uma instrução.
Os call-to-action mais comuns são:
Home do Site ou nas páginas – “Assine nossa newsletter!” “Inscreva-se no curso!” “Faça a inscrição do fórum!”
Materiais específicos – como ebooks, cursos, infográficos, como “faça o download”, “baixe agora”.
Redes sociais – CTAs que gerem engajamento para as próximas publicações: “Compartilhe com seus amigos!” ‘Curta!”
Vídeos – o CTA pode estar no texto de descrição ou uma sugestão no vídeo: “Para adquirir o curso, clique no link da descrição”.
Email Marketing – é a melhor forma de qualificar um lead para promover seus serviços e produtos. Por exemplo: Confira essas dicas de presente para os dias dos pais e aproveite!
Anúncios – Os anúncios de campanhas pagas como Google Ads, Facebook Ads são curtos, mas precisam conter um CTA: Compre agora, clique aqui!
Posts no blog – Os posts para blogs atraem bastante visitantes e é uma das melhores maneiras de convertê-los em leads, e levá-los para outra etapa do funil de vendas. Exemplos: Clique aqui e contrate nossos serviços! Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores.
Por que o Call-to-action é importante?
A melhora palavra que define a ferramenta callt-to-action é usabilidade. Ele auxilia a convencer o visitante a fazer uma ação e melhora a sua navegação pelo site. O visitante precisa encontrar o CTA de maneira clara e rápida.
O CTA precisa ser objetivo e se relacionar com seu objetivo. Para preencher formulários, inscrições, enquetes, é importante oferecer algo em troca para os visitantes, como um cupom de desconto, ebook, entre outros.
Além disso, o CTA não pode ser genérico, por exemplo: Clique aqui. É fundamental criar um call-to-action personalizado, com conteúdo relevante.
As cores também são imprescindíveis no que diz respeito aos CTAs. De acordo com a psicologia das cores, as melhores cores para o call-to-action são laranja, verde, amarelo e vermelho.
O mais importante é que o call-to-action estimule o visitante a dar um passo seguinte dentro do site da sua empresa.
Conte com uma agência especializada
Gostou da dica da Criativando? O call-to-action vai ajudar a melhorar seu negócio. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!