Toda empresa deseja aumentar as vendas, principalmente as que vivem de vendas online. Há diversas estratégias utilizadas no marketing digital para atingir esse objetivo. As técnicas de UX para e-commerce ainda são poucas exploradas, mas elas são capazes de melhorar seu negócio.
Alguns dados são relevantes para você entender a importância das técnicas de UX:
- 94% das primeiras impressões de site, sejam elas negativas ou positivas, têm origem no seu design.
- 75% dos usuários julgam se um site é de confiança, a partir da aparência estética.
- Sites que carregam de forma lenta tem perdas significativas por ano.
- 88% dos consumidores virtuais não voltam a um site após uma experiência ruim.
- Quase 78% dos usuários online saem de um determinado site, se o intervalo de interatividade é muito longo.
Todas essas questões têm relação a UX, ou experiência do usuário. Essa área de estudo aplicativo tem como finalidade entender a forma que o usuário usa interfaces de base tecnológica. As técnicas de UX para ecommerce permitem mapear de forma o comprador vê, sente, age, entende, e interage com sue site. Com isso, é possível apontar potenciais problemas e solucioná-los, para facilitar o processo de compra.
A origem do UX
O termo UX significa User Experience. Para o marketing, o UX não é apenas uma experiência do usuário, e sim uma experiência humana.
As técnicas de UX se preocupam desde a interface, setor de vendas, suporte, marketing. Todos eles são relacionados com a experiência dos clientes. Quando as estratégias do UX são humanizadas, a experiência do usuário se torna mais completa.
O UX leva em consideração a maneira que os clientes interagem com o site diretamente, a forma que o design contribui para essa interação com outros setores da empresa, inclusive o fechamento da compra. Para isso, vários aspetos precisam ser vistos: imagens, posição de menus, design e recursos para solucionar dúvidas.
Técnica de UX para ecommerce
De acordo com o Google, um site saudável possui 3 pilares de usabilidade:
Índice de estabilidade visual – se há alterações inesperadas nos itens visuais da página, como imagens que “pulam”.
Índice de interatividade – é o intervalo de tempo entre o clique de um usuário e o resultado desse clique.
Índice de carregamento – é a velocidade que o maior elemento da página demora a carregar.
As técnicas de UX permitem que as empresas possam conhecer melhor seus potenciais clientes e clientes. Isso permite que a empresa possa aumentar a segurança do seu site, atuar de forma mais proativa e integrada e melhorar as transações do seu site.
Com essas técnicas, os setores de suporte, atendimento, comercial e de marketing trabalham juntos para atingir uma excelente experiência de compra.
As técnicas de UX para ecommerce evoluem com o tempo. Mas há algumas que são essenciais para qualquer loja virtual. Confira:
Humanize o processo de compras
É fundamental aproximar cada vez mais o digital do humano. Com isso, uma solução de CRM para facilitar o processo de vendas é poderosa aliada. Com essa ferramenta, os clientes podem interagir com sua equipe de venda antes de fecharem a compra, criando conexão entre empresa e pessoas. Em consequência, há um aumento significativo de vendas.
Posicionamento e competividade
O emprego de UX para ecommerce, eleva sua empresa para outro patamar. Com o uso das técnicas de UX, sua empresa desenvolve uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Valor agregado ao produto
O uso de técnicas de UX melhoram a navegabilidade e usabilidade do site, proporcionando ao usuário uma experiência mais rápida, eficiente e agradável na compra do site.
Com isso, o cliente compreende o custo-benefício do seu produto, mesmo que o valor seja um pouco mais elevado. Dessa forma, a empresa gera um valor agregado ao produto. O próprio cliente reconhece o valor da qualidade do serviço. Isso gera indicações e compartilhamentos.
Benefícios das Técnicas de UX para ecommerce
Implementar as técnicas de UX para ecommerce traz diversos benefícios para os negócios, tais como:
- Redução na taxa de rejeição, pois o site está mais rápido.
- Site mais rápido também proporciona que as pessoas fiquem mais tempo na página, e assim compram mais.
- Site mais rápido permite que os usuários concluam suas compras.
Quando se reduz o tempo de carregamento em pelo menos 0,1 segundos, ele impacta direta e positivamente nas vendas, aumentando a taxa de conversão de uma ecommerce em quase 9%.
O uso das técnicas de UX para ecommerce promovem um aumento efetivo nas vendas. Quer saber como aplicar UX na sua loja virtual? Fale com nossos consultores.