Você usa landing page no seu site? A landing page é uma das ferramentas mais eficazes do inbound marketing para converter visitantes em leads.
Também chamada de página de aterrissagem, a landing page é composta por uma oferta de um material rico como ebook gratuito ou curso, um formulário e um CTA – Call to Action. Para ter acesso a esse conteúdo rico, o visitante precisa fornecer suas informações no formulário e clicar no CTA.
A landing page é uma das principais portas de entrada para que as empresas comecem um relacionamento com seus potenciais clientes.
A importância da página de aterrisagem
A landing page é uma página voltada para um único objetivo: a conversão. Para isso, a página deve trazer os benefícios da oferta de uma maneira objetiva, simples e clara, pois nada na página deve tirar a atenção do visitante para que ele siga a ação principal: entender o que está sendo oferecido, conhecer as vantagens, preencher os dados e se tornar um lead da sua empresa.
Você deve se perguntar por que precisa de uma landing page no seu site. A resposta está num estudo da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.
Numa pesquisa, a universidade analisou o comportamento dos consumidores. Era uma oferta de amostras de geleias em uma doceria, em que eram oferecidas 24 opções de sabores para os consumidores provarem. Apenas 60% das pessoas pararam diante da mesa. Dessas, apenas 3% adquiriram o produto.
Em outra ocasião, foram oferecidas apenas seis opções de sabores. Apenas 40% dos consumidores presentes na doceria pararam para conferir as geleias. No entanto, 30% desses compraram o produto.
Sabe por que isso acontece? Quanto mais opções, os clientes têm, mas eles sentem medo de tomar uma decisão. Esse sentimento gera paralisia e impede de efetuarem a compra. Quanto menos opção, maior será a facilidade do cliente em decidir e seguir o fluxo de compra.
Num paralelo com o site, a landing page tem um objetivo específico e um papel importante para converter visitantes em leads.
Como escolher as ofertas da landing page?
A ideia da landing page é gerar leads, nutrindo os visitantes com conteúdos para que eles se tornem mais aptos para avançar nas fases seguintes do funil de vendas.
Para que a página de aterrissagem seja eficiente, é importante seguir várias práticas e oferecer algo de valor. Há dois tipos de ofertas:
Diretas – voltadas para venda de um produto, um pedido de demonstração ou orçamento. Essas ofertam variam de empresa para empresa.
Indiretas – voltada para fase inicial da jornada de compra, em que são oferecidos conteúdos mais educativos. As principais ofertas indiretas são ebooks, templates, hangouts, webinars, estudos e pesquisas.
Além de converter, a landing page gera mais tráfego para seu site. No entanto, não bastar apenas gerar leads, a empresa precisa manter um relacionamento com seu cliente potencial até que ele esteja pronto para comprar o produto e serviço.
Por isso, é fundamental alinhar as áreas de marketing e vendas. Quer saber mais sobre a landing page, clique aqui e fale conosco.