Cada vez mais, as redes sociais são espaços para socializar e interagir entre pessoas e empresas. O Social Selling é o novo processo para que empresas se relacionem melhor com seus clientes e gerem mais vendas.
Mas afinal o que é Social Selling?
Social Selling pode ser traduzido como venda social. Essa nova abordagem do marketing tem como objetivo prospectar clientes potenciais e criar um relacionamento com eles, através das redes sociais. Esse processo tem a finalidade de gerar vendas. Dessa forma, as empresas devem utilizar redes como TikTok, Twitter, Facebook e Instagram.
As empresas não podem confundir social selling com social marketing. O primeiro é um contato one-to-one entre empresa e cliente. O segundo é um relacionamento mais massificado.
É importante entender que social selling não é a mesma coisa que hard sell, aquela venda incisiva e direta. O ambiente das redes sociais é diferente. Pensando nisso, as empresas devem aproveitar a facilidade e o poder do relacionamento e da interatividade para que seu negócio se aproxime dos clientes, gerando mais vendas por esses canais.
A abordagem do social selling é sutil. Primeiro, a empresa procura consumidores que tenham o perfil de cliente que o negócio demanda. Depois, ela se aproxima para ganhar a confiança, pede para seguir o consumidor, curte postagens, interage, fornece conteúdos de valor. Com isso, a empresa vai construindo um relacionamento e credibilidade a longo prazo, sem ter pressa para fechar uma venda.
Funções do social selling
O Social selling tem várias funções. Entre elas estão: análise da concorrência, pesquisa sobre stakeholders e perfis de potenciais clientes e outras funcionalidades para vender. Mas a principal função desse novo processo é contribuir para a evolução do lead dentro do funil de vendas.
De acordo com o LinkedIn, quase 65% de consumidores respondem as empresas que conectam com oportunidades e percepções relevantes. Um relatório da Opinion Box apontou que aproximadamente 50% dos usuários do Instaram já compraram um serviço ou produto oferecido por essa rede social.
Por isso, essa nova abordagem é tão importante, pois ajuda as empresas a nutrirem o interesse de clientes potenciais, conquistam sua confiança, constroem um relacionamento com eles para fechar mais vendas.
Resultados da nova abordagem
As empresas que souberem abordar clientes potenciais nas redes sociais, construir um relacionamento de valor para potencializar suas vendas, vão obter vários resultados. Os principais serão:
- Achar novas oportunidades;
- Aumentar a retenção dos clientes;
- Reduzir o ciclo de vendas;
- Aprofundar o relacionamento com seus clientes;
- Diminuir o custo de aquisição por cliente.
A importância do Social selling para seu negócio
Em termos genéricos, toda venda é social. É uma relação entre alguém que tem uma solução e alguém que possui uma necessidade ou dor. A novidade são as redes sociais. Com elas, o social selling ganhou eficiência, escala e velocidade.
O mundo digital alterou as relações de consumo. Atualmente, os consumidores não querem apenas comprar, eles têm a necessidade de interagir com as marcas e construir uma relação de confiança.
Para isso, eles buscam constantemente dados, informações e soluções para resolver suas necessidades. Portanto, o papel do social selling é contatar esses consumidores que estão em busca de soluções que a sua empresa oferece, oferecendo conteúdo relevante. Dessa forma, a empresa terá mais chance de fechar negócio.
Para te ajudar a inserir o social selling no seu negócio, é importante contar com uma agência de publicidade e marketing como a Criativando. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com nosso consultores.