WhatsApp
Início » Blog » Lições que a pandemia deixou para pequenos e médios empreendedores

Lições que a pandemia deixou para pequenos e médios empreendedores

Desde março de 2020, o mundo foi surpreendido com a pandemia causada pelo Covid-19. Num piscar de olhos, o mundo “normal” foi transformado. Atualmente, não é possível mais voltar àquela normalidade. A pandemia alterou o nosso comportamento tanto pessoal, quanto profissional. Uma nova realidade surgiu e muitas empresas precisaram acelerar sua transformação digital. Processos que poderiam levar meses e até anos, tiveram que ser implementados. Diante disso, a pandemia deixou várias lições para os pequenos e médios empreendedores.

O ano de 2020 foi muito difícil para todos, tanto pessoas, quanto empresas. Em muitos casos, o escritório se tornou a própria a casa. Reuniões presenciais se transformaram em videoconferências. O contato físico foi reduzido ao máximo, dando lugar às telas. Além disso, as marcas entenderam de vez que as pessoas são importantes. Vender não é objetivo principal das empresas, e sim a consequência.

 

Maiores lições que a pandemia deixou

Se você é um pequeno e médio empreendedor precisa entender as mudanças de comportamentos e atitudes que aconteceram para manter seu negócio saudável. A pandemia exigiu bastante habilidade dos empreendedores e deixou lições relevantes. Conheça as principais:

Comunicação e Marketing é tudo

A comunicação interna e externa deve ser prioridade para toda empresa, principalmente se em tempos de distanciamento.

É fundamental ter uma estratégia de marketing assertiva e canais de comunicação definidos para que a empresas esteja sempre em sintonia.

Mantenha uma reserva financeira

Provavelmente a lição mais importante que a pandemia nos ensinou é que sempre pode acontecer algo inesperado. Quem poderia imaginar que uma crise de saúde na China iria se entender por todo mundo tão rapidamente.

Dessa forma, ter uma reserva de emergência é imprescindível para qualquer empresa, principalmente as de pequeno e médio porte.

Negócios que operam a curto prazo precisam rever seu planejamento e criar novas alternativas. Além de pensar no lucro, pense em construir uma reserva financeira para que sua empresa permaneça aberta por meses. Não pense somente no hoje. O futuro é desconhecido e pode nos gerar várias surpresas.

Faça um plano de negócios, mas se mantenha flexível

É evidente que um bom plano de negócios é essencial para qualquer empresa que deseja alcançar suas metas. Mas, todo empreendedor precisa ser flexível e ter jogo de cintura para lidar com os imprevistos da vida.

Mantenha-se aberto às mudanças. Você e sua empresa só tem a ganhar.

As pessoas são prioridade

Com a pandemia veio o gerenciamento de risco. Todo mundo precisou se adaptar à diferentes formas de trabalhar e novas tecnologias. Além disso, as empresas precisaram aprender a apoiar seus clientes.

O comportamento do consumidor mudou significativamente. As empresas devem entender que as pessoas são o centro do seu negócio, tanto no que diz respeito aos funcionários quanto aos clientes.

Pequenos e médios empreendedores devem voltar seus esforços não somente em vender seus serviços ou produtos, e sim, em ajudar os consumidores. Solucionar problemas e dores, ter empatia devem vir em primeiro lugar. O relacionamento com o cliente se tornou a chave para o sucesso.

Presença digital é obrigação

A pandemia acelerou a transformação digital. As vendas online tornaram-se prioridade para os negócios. Por isso, a presença no ambiente digital virou uma obrigação.

Ter um site responsivo e atraente e manter perfis nas principais redes sociais é vital para qualquer empresa.

Em muitos casos, dependendo do seu segmento e tipo de negócio, ter um espaço físico não é necessário.

Além disso, o ecommerce é uma excelente alternativa para quem deseja começar a empreender, pois o investimento é menor. O ecommerce também ajuda a aumentar o alcance de sua marca, pois é possível atingir consumidores de várias localizações.

 

As lições que a pandemia deixou para os pequenos e médios empreendedores combina várias atitudes e comportamentos que vão proporcionar mais sucesso no seu negócio. Gostou do artigo? Fale com nossos consultores para conhecer a Agência Criativando e como podemos ajudar nos seus projetos.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

OUÇA NOSSO #PODCAST

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

Inscreva-se na Newsletter

Receba dicas de Marketing toda semana em seu e-mail.

Categorias

Preencha os dados abaixo para registrarmos o seu contato:

LOGOTIPO-CRIATIVANDO-HORIZONTAL-BRANCO

Terceirize seu marketing e maximize seus ganhos no próximo mês!​

Time completo de marketing trabalhando pelo seu negócio pelo preço de um funcionário.

Planos mensais a partir de R$1.590,00.