Numa sociedade em que as pessoas estão cada vez mais conectaras na internet, muitas empresas passaram a questionar se ainda vale a pena investir no marketing off-line.
Muitos acreditam que o marketing tradicional já morreu, mas ele continua vivo e tem uma considerável capacidade para desenvolver estratégias junto ao marketing digital das empresas.
Definição de marketing off-line
O marketing off-line já existe há muito tempo para promover serviços, marca e produto, usando estratégias e meios de comunicação. O marketing digital surgiu para fazer a mesma coisa no meio online.
As principais ferramentas usadas no marketing off-line:
- Anúncios veiculados em jornais
- Panfletos
- Telemarketing
- Mala direta (via correios)
- Anúncios veiculados em revistas
- Folders
- Anúncios no rádio
- Faixas em helicópteros
- Participação em eventos e feiras
- Anúncios veiculados em catálogos
- Faixas
- Anúncios em sacolas de lojas e supermercados
- Cartões
- Anúncios em embalagens de produtos
- Outdoors
- Anúncios em embalagens para pães
- Banners
- Placas
- Cartazes
- Anúncios na televisão
- Propagandas em caixa de som em carros
- Publicidade em ônibus, carros e outros meios de transporte.
Durante muito tempo, o marketing tradicional foi a única forma de atingir e conquistar os consumidores. Apesar do advento do marketing digital, o off-line continua sendo usado pelas empresas.
Os avanços tecnológicos e internet modificaram a forma que o consumidor se relaciona com marcas, produtos e serviços. Antes, as pessoas paravam para ver comerciais e liam panfletos que recebiam na rua. Atualmente, o comportamento do consumidor mudou quando ele é exposto às ofertas.
Apesar disso, o marketing offline, através dos meios como televisão, rádio, propaganda boca a boca, panfletagem, entre outros, continua presente.
Benefícios do marketing offline
O marketing digital é muito forte, mas investir no marketing offline tem seus benefícios, tais como:
Competição com marca conhecidas
As grandes marcas continuam apostando na mídia offline, por que esses meios de comunicação ainda conferem credibilidade para as empresas.
Além disso, é uma forma de chamar atenção do grande público e competir com grandes empresas.
Bom alcance
Pode ser inacreditável, mas há muitos brasileiros que ainda não têm acesso a internet por viver em regiões afastadas do Brasil, pelo desfavorecimento econômico e social ou até mesmo pela idade. Dessa forma, a mídia offline é a única forma de conseguir atingir esse público.
Maior contato com o público
Ações de marketing que envolvem a participação dos consumidores nas lojas físicas, eventos, feiras, Pontos de Vendas (PdV) das empresas, permitem a criação de uma conexão dessas companhias com seu público.
Em termos gerais, ainda vale a pena investir no marketing offline, pois os consumidores ainda têm bastante contato com as mídias tradicionais por todos os lados.
As empresas que possuem negócio físico e atende um público variado, é importante investir em marketing offline. Quer saber mais sobre o marketing offline e marketing digital? Clique aqui e fale conosco.