Um estudo realizado pela Rock Content apontou que quase 80% dos usuários gostam de receber newsletter e aproximadamente 77% já comprou um produto ou serviço, a partir do recebimento do conteúdo nos seus e-mails. Diante desses números, é fácil apontar que investir na estratégia de newsletter vale a pena para qualquer tipo de negócio.
Mas afinal, o que é newsletter?
O newsletter é um “boletim de notícias” que as empresas enviam para sua rede de potenciais clientes, os chamados leads. Nele, a empresa deve apresentar indicações de artigos, conteúdos relevantes, dicas úteis e conteúdo relevante.
Seu principal objetivo é manter o relacionamento com as pessoas e fortalecer seu negócio junto a sua rede de contatos. É importante ressaltar que o newsletter não tem a intenção direta de divulgar serviços/produtos ou vende-los. Mas, ele traz muitos benefícios para seu negócio, tais como:
- Retenção e fidelização de clientes;
- Aumento do tráfego para o site e blog;
- Ótimo custo-benefício;
- Contato direto com o lead.
A newsletter deve ter um leiaute agradável e conteúdo com linguagem adequada ao público. Para isso, você deve pensar no seu nicho, no público-alvo, as principais necessidades e dúvidas dos seus clientes e qual formato mais adequado para construir uma newsletter: infográfico, vídeo, blog post…
A partir daí, é importante usar temas que o seu público gostaria de receber. Além disso, é importante inserir um CTA (CAll to Action), que é um convite para que o cliente realize alguma ação. Confira alguns exemplos:
1. Inscrever num determinado evento.
2. Entrar em contato com a empresa.
3. Ler um artigo do blog.
4. Fazer download de um material.
Além disso, é importante testar a newsletter. Após a Agência de Marketing criar a primeira newsletter, você enviar para amigos e para clientes mais fieis para que eles possam analisar
A partir daí, será possível analisar de que forma a mensagem chega na caixa de entrada das pessoas, se foi encarado como spam por determinados servidores, se o conteúdo abre rápido, entre outras questões que vão facilitar ou prejudicar a experiência do assinante.
Diferença entre newsletter, email marketing e assinatura RSS
Muitas empresas acabam se confundindo no conceito de newsletter, email marketing e assinatura RSS, pois todos esses recursos são enviados aos clientes via correio eletrônico. No entanto, há diferenças entre eles. Confira o significado de cada um:
Newsletter – é um conteúdo informativo, visando melhorar o relacionamento com seus potenciais clientes, uma vez que precisa ter uma periodicidade de envio pré-determinada.
Email marketing – é um conteúdo mais persuasivo, com objetivo de vender, por isso, contém informações sobre serviços, produtos e promoções. Sua periodicidade é variável.
Assinatura RSS – conteúdo que tem apenas artigos do blog para assinantes, conforme a periodicidade em que os artigos são publicados.
Com usar a newsletter no seu negócio?
Para usar a newsletter no seu negócio, é importante seguir os seguintes passos abaixo:
- Defina os objetivos de marketing;
- Construa a lista de contatos, com e-mails corretos;
- Escolha um assunto criativo, curto e atraente.
- Desenvolve conteúdo relevante
- Construa um leiaute responsivo que funcione em todas as plataformas.
- Receba o feedback dos seus clientes
- Mensure os resultados.
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e faça um orçamento.