Uma campanha de incentivo de vendas é uma das ferramentas mais tradicionais e utilizar para motivar os colaboradores a melhorarem seus resultados. Há vários formatos e modelos para criar uma campanha e depende da estrutura e do segmento da sua empresa.
Defina os objetivos da campanha de incentivos de vendas
Antes de criar uma campanha de incentivos de vendas, os gestores precisam pensar no objetivo dela.
Os objetivos da campanha podem variar desde os mais simples até os mais complexas. Além da definição dos objetivos, é importante que os gestores divulguem as regras para seus colaboradores de forma clara.
Conheça alguns exemplos de objetivos:
- Aumentar as vendas combinando determinados produtos;
- Capitalizar as vendas;
- Melhorar as vendas em regiões determinadas;
- Aumentar as vendas em canais específicos;
- Incrementar a venda de produtos determinados;
- Melhorar a venda unitária;
- Aumentar a venda do mix total dos produtos.
Escolha o tipo de premiação
A premiação é o principal objetivo dos colaboradores. Não existe uma campanha de incentivos de vendas sem uma premiação. Os prêmios variam bastante dependendo do segmento e do porte da empresa, mas os mais comuns são:
- Viagens
- Bolsa de estudo para filhos
- Carros
- Vale presente
- Televisores
- Smartphones
- Notebooks
- Tablets
- Bicicletas
- Somas em dinheiro
- Cursos
- Barra de ouro
Crie as regras para campanha de incentivos de vendas
Você conhece a expressão: o combinado não sai caro? Nesse ponto da campanha, os gestores precisam determinar quais serão as regras para que os colaboradores conquistem pontos para trocarem pela premiação.
É importante deixar claro que os prêmios de comissão de vendas ou para atingir uma meta não são considerados campanha de incentivo de vendas.
Em geral, as regras mais comuns para a premiação são:
Premiação para o colaborador que mais vendeu no período estipulado. As vendas são somadas e o que vender mais, leva o prêmio. A empresa pode definir premiar um ou mais vendedor.
Sorteio com base na quantidade de vendas. Aqui, a cada valor X estipulado, o colaborador recebe um ticket que lhe dá o direito para participar do sorteio pela premiação. Os colaboradores que vendem mais, vão ter mais chances de ganhar.
Premiação para que vende mais, desde que a empresa bata a meta de venda estabelecida no objetivo. Essa regra ajuda na colaboração entre os vendedores e acirra a disputa.
Uma das opções mais atrativas é a campanha mista, que mescla a entrega um prêmio para quem vender mais e outro por sorteio.
Capacite sua equipe para atingir os objetivos
Antes de iniciar a campanha de incentivos de vendas, é importante capacite sua equipe para atingir os objetivos.
No treinamento, a empresa deve incluir qual é o objetivo final da campanha, ferramentas e materiais que serão disponibilizados pela empresa, discurso de venda que inclui abordagem, características, preços e diferenciais dos produtos.
Além de capacitar, os gestores precisam manter seus colaboradores motivados. Para isso, é importante acompanhar os resultados.
Contrate uma empresa especializada
Por fim, contrate uma empresa especializada para divulgar sua campanha de incentivo de vendas. A empresa especializada vai planejar, criar o nome, slogan e logotipo da campanha, elaborar todas as comunicações para os colaboradores, manter os vendedores motivados por meio de blogs ou grupos fechados em redes sociais, organizar cerimônia de premiação, entre outros.
Quer saber mais? Fale com nossos consultores.