A internet é uma ferramenta poderosa de vendas. Por meio dela, é possível atrair uma grande quantidade de clientes e aumentar suas vendas com ações promocionais direcionadas. Os gatilhos mentais são técnicas que reproduzem efeitos emocionais no público e ajudam a turbinar suas vendas online.
Imagens e textos afetam uma área do cérebro que despertam diferentes tipos de emoções, como: interesse, atenção, desejo e decisão de comprar. Por isso, é fundamental utilizar todas essas emoções nas estratégias de marketing.
O que são os gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são chamados de técnicas de persuasão estudadas pela PNL – programação neurolinguística. Eles são uma poderosa estratégia psicológica utilizada para realizar ações promocionais, a fim de atingir o emocional do cliente, convertendo para venda.
Os gatilhos fornecem um “motivo” para os clientes decidirem comprar, eliminando as barreiras criadas por ele mesmo. Há mais de 50 tipos e subtipos de gatilhos mentais. Cada um deles atinge os consumidores de forma distinta.
Toda e qualquer decisão de compra é tomada em primeiro lugar no nível emocional. Depois disso, ela precisa ser justificada por uma razão.
8 gatilhos mentais para turbinar suas vendas online
É importante que as empresas não induzam seus clientes a adquirirem qualquer serviço ou produto que não precisam. Essa prática pode causar uma imagem negativa para sua marca.
Os gatilhos mentais ajudam as empresas a encantar o seu cliente e turbinar suas vendas online. Conheça os principais gatilhos mentais:
Gatilho de autoridade
O gatilho da autoridade é acionado quando sua empresa possui resultados expressivos com um determinado produto. Isso também vale se alguma celebridade ou influencer digital divulga seus produtos.
Gatilho de afinidade ou pertencimento
É um gatilho que gera afinidade com o cliente, pois todo mundo deseja fazer parte de uma “tribo”. Quanto mais próximo os clientes se sentirem da marca, eles serão capazes de criar experiências emocionais ou vínculos.
As empresas podem utilizar estratégias de contar sua história para que os clientes se relacionem com a marca.
Gatilho de curiosidade
Esse gatilho ativa uma área poderosa do cérebro. Muitas empresas trabalham com esse gatilho apresentando resultados, sem mostrar como foi alcançado, o que despertar a curiosidade dos clientes.
Gatilho de escassez
Um dos gatilhos mais importantes do marketing digital. Esse gatilho limita as ofertas, com bônus, desconto, uma quantidade finita de produto, ou uma data específica para acabar a promoção. Ele pressiona o consumidor a tomar uma decisão de compra rápida.
Gatilho de novidade
Esse é um dos gatilhos mentais mais fundamentais para aplicar no ecommerce. As empresas devem anunciar alguma novidade de tempos em tempos para manter o interesse do seu público ativo.
Fabricantes de produtos tecnológicos são os que mais utilizam esse tipo de gatilho.
Gatilho de prova social
Esse gatilho remete à aprovação da qualidade dos produtos ou serviços pelos próprios clientes. Muitas vezes, os consumidores tomam a decisão de comprar com base no depoimento e notas de outros clientes. Isso é a prova social que o produto em questão tem qualidade ou não.
Esse gatilho está diretamente ligado a outros gatilhos mentais como escassez e autoridade.
Gatilho de reciprocidade
É da natureza humana gostar de receber algo de valor sem motivo aparente e de forma gratuita. Envio de um brinde na primeira compra, desperta o gatilho de reciprocidade para realizar uma segunda compra.
Os principais exemplos desse gatilho são: brindes, aulas experimentais, degustações, amostras grátis, entre outros.
Gatilho de urgência
Esse gatilho se assemelha ao gatilho de escassez, pois estabelece um senso de imediatismo. Empresas utilizam palavras-chave como: compre agora, só hoje, urgente, imediatamente.
Em geral, esse gatilho deve se associado ao gatilho de reciprocidade.
Os gatilhos mentais não podem ser utilizados de forma displicente. É importante ter um planejamento de marketing. Você já utiliza gatilhos mentais para turbinar suas vendas online: Clique aqui e fale com nossos consultores.