Há uma infinidade de detalhes sobre como obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa. Provavelmente existem milhares de fatores de classificação diferentes e não podemos fingir que conhecemos todos eles.
Mas com o SEO, não é realmente o quanto você precisa saber que torna um desafio obter uma classificação mais alta no Google – é a rapidez com que as regras para classificação no topo da pesquisa orgânica mudam. Essas regras mudam sempre que o Google opta por melhorar a qualidade de seus resultados de pesquisa.
Além disso, agora existem muitos significados diferentes para uma “classificação mais elevada do mecanismo de pesquisa”. Já se foi o tempo em que classificar na primeira página do Google era simples e claro. Hoje em dia é muito mais difícil e há mais maneiras de fazer isso. Por exemplo, existem muitos recursos SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) do Google que estão roubando os holofotes da pesquisa orgânica:
- Pacotes locais ou Google Meu Negócio – também conhecido como Pacote de mapas, mostra as empresas locais relacionadas à sua consulta de pesquisa.
- Painéis de conhecimento – mostram uma visão geral das informações relacionadas a um tópico específico e apontam para outros links adicionais.
- Trechos em destaque – o resumo de uma resposta à consulta de um usuário, com os principais tópicos que podem ajudar em sua dúvida.
Tudo isso tira a atenção dos pesquisadores em relação aos primeiros resultados orgânicos de sites.
E o que são resultados orgânicos? Eles são resultados de pesquisa que aparecem em SERPs (Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca) por causa de sua relevância para os termos de pesquisa.
É fundamental que você acompanhe suas classificações ao ver qualquer um desses recursos. Isso ocorre porque eles podem aparecer com suas pesquisas de palavras-chave e roubar seu tráfego!
Agora, não se preocupe; não vamos lhe dar uma lista de um milhão de coisas diferentes que você nunca se lembrará de implementar. O que você precisa é de um guia simples que te guiará por quase tudo o que você precisa saber, para ter uma classificação mais alta no Google.
Então vamos começar…
15 Dicas para ter uma classificação mais alta nos motores de busca – SEO
Conteúdo de autoridade e valor
Conteúdo confiável, juntamente com links de qualidade, são extremamente importantes para entrar no radar do Google. O Google tenta oferecer a seus usuários o melhor conteúdo, mais útil e relevante. Seu conteúdo deve capturar a atenção dos leitores e entregar valor real.
Existem muitas maneiras diferentes de definir um conteúdo de autoridade. No entanto, a principal forma é simplesmente por quem está escrevendo o artigo. O autor é uma figura de autoridade no mundo online, principalmente se ele já tiver um certo nível de audiência e autoridade no assunto. Nesse caso, o Google provavelmente deixará automaticamente o conteúdo com uma classificação mais alta, porque ele será automaticamente visto como mais confiável.
No entanto, o conteúdo ainda deve ser de alta qualidade – se não for, com o tempo as pessoas ficarão frustradas com ele, e o Google perceberá que seu conteúdo não é bom o suficiente para ser classificado na primeira página.
Contudo, se o seu conteúdo for bom, ele será automaticamente melhor rankeado, se de fato tiver sido escrito por alguém com autoridade.
Mas não desanime. Todos precisaram um dia começar do absoluto zero, portanto, se você ainda não tem uma autoridade construída no mundo digital, garanta sempre um bom conteúdo e, aos poucos, você vai conseguir se destacar.
Caso você não saiba como fazer isso, pode pedir apoio a uma agencia de marketing digital que fará toda a gestão de seus conteúdos.
Uso estratégico de palavras-chave
Palavras-chave é a melhor maneira de mostrar ao Google a relevância de seu conteúdo e, sobre o que ele quer dizer.
Com isso, ter um bom conteúdo usando de forma inteligente as palavras-chaves, te leva a ter uma classificação mais elevada. Para fins de SEO, elas são mais importantes do que vídeos e imagens porque o Google não pode decodificá-los facilmente.
Eles não podem ser contados facilmente, portanto, podem não ser tratados como conteúdo direto ou escrito na página.
Quando falamos de palavras-chave, você simplesmente não será classificado, se a palavra-chave escolhida não for relevante para o conteúdo que você desenvolveu.
Do mesmo modo, ao tentar mostrar ao Google a relevância do seu conteúdo, é melhor não tentar fazer uma espécie de spam, ou seja, usar a mesma palavra-chave muitas vezes na mesma página.
Em vez disso, tente substituir conscientemente outras palavras-chave relacionadas que são semelhantes e semanticamente conectadas. Elas são chamadas de palavras-chave LSI e existem ferramentas online para ajudá-lo a pensar em algumas.
Uma ferramenta muito boa e gratuita é a Ubersuggest, desenvolvida pelo Neil Patel, uma grande referência no mundo do SEO.
Pesquisa de Palavras-Chaves
Antes de encontrar palavras-chave, você precisa fazer uma boa pesquisa e analisar alguns dados importantes, como concorrência, volume de pesquisa mensal e dificuldade de rankeamento, geralmente baseado em uma escala de 0 a 100, onde quanto mais alta a taxa, maior será a dificuldade de posicionamento para o termo.
A pesquisa por palavra-chave permite que você encontre as palavras que as pessoas estão procurando e que resolvem problemas reais. Por exemplo, “conserto de pia de cozinha em São Paulo” é um exemplo de palavra-chave de cauda longa.
Uma palavra-chave de cauda longa (long tail) é a versão mais longa de uma palavra-chave normal. Nesse caso, a palavra-chave mais curta é “conserto de pia de cozinha”, ou então, “conserto de pia”
Um dos objetivos da sua estratégia, deverá ser encontrar as palavras-chave que as pessoas estão pesquisando, com o maior número de pesquisas e com a menor taxa de dificuldade.
As pessoas costumam usar palavras-chave de cauda longa quando estão pesquisando, porque querem encontrar uma resposta para seu problema específico.
Seu conteúdo deve ter como objetivo solucionar os problemas dos leitores.
Como mencionamos na seção anterior, você deve ter um conjunto de palavras-chave primárias e secundárias (LSI). A intenção por trás dessas palavras-chave deve ser a mesma, de modo que seu conteúdo seja focado.
Tempo de permanência
O tempo que um visitante permanece em seu site também é um fator de classificação de SEO que ajudará a aumentar a classificação da sua página.
Para melhorar essa métrica, a primeira pergunta que você deve fazer ao criar um novo conteúdo é: como podemos evitar que o usuário pressione o botão Voltar?
A melhor maneira de evitar isso é demonstrar seu imenso conhecimento de seu produto e negócio.
Você pode fazer isso por meio de blogs, calculadoras, questionários, imagens, tabelas, gráficos e muito mais.
Quanto mais envolvente o conteúdo um leitor tiver de olhar, mais tempo ele permanecerá em seu site. Assim, aos poucos, seu site aparentará ser mais forte e valioso para o Google.
Conteúdo que você gostaria de ler
Você não obterá uma classificação mais alta no mecanismo de pesquisa se sua palavra-chave não for relevante para o conteúdo da sua página.
Imagina você procurar por “como fazer uma torta de limão” e aparecer uma página sobre “como fazer uma feijoada”. Obviamente não faria nenhum sentido, concorda?
Ter uma empresa de marketing digital parceira, pode tornar tudo muito mais fácil para você organizar sua programação e publicação de conteúdo em torno de suas palavras-chave alvo.
E as vezes, publicar mais conteúdo não é o que importa. Às vezes, é melhor se concentrar em otimizar o que você já tem.
- Backlinks
A importância desse fator está no mesmo nível do conteúdo, se você quiser ter uma classificação mais elevada.
Afinal, não é coincidência que os principais sites do Google tenham mais links do que todos os outros.
De acordo com Brian Dean, da Backlinko , os backlinks estão relacionados a uma melhor classificação de SEO mais do que qualquer outro fator.
Mesmo assim, as táticas de blackhat não vão ajudar. Na verdade, elas podem realmente é te fazer ganhar uma punição severa. Falaremos mais sobre isso em um outro artigo.
Links de alta qualidade ainda são essenciais se você deseja ter uma classificação mais elevada no Google.O Google sempre atualiza seus algoritmos, e fica cada vez melhor no reconhecimento de links de alta qualidade.
Aqui estão as etapas para estar preparado ao receber backlinks, de maneira correta:
- Cuide da otimização na página do seu site
- Foco na construção de links de alta qualidade e de sites confiáveis
- Use conteúdo a seu favor
Os métodos para aproveitar o conteúdo incluem:
- Escreva um artigo para sites de seu nicho, com citações de sua empresa (Guest Posts);
- Faça parceria para que outros sites falem sobre você em seus artigos;
- Recuperação de link perdidos.
7. Otimização dos Links internos
Os Links internos referem-se à frase conectada a um link, que leva seus usuários para alguma outra página ou assunto que possa ser relevante para o tema. Veja o exemplo abaixo:
A regra geral com textos âncora é torná-los relevantes para o conteúdo de sua página e para a página para a qual você está vinculando.
Novamente, assim como a otimização de palavras-chave, o segredo é a relevância. A relevância deixará os usuários satisfeitos, assim como os rastreadores da web do Google.
Você também precisa otimizar o seu texto âncora (link interno) para maximizar o valor de seus links.
Certifique-se de otimizar os links internos, como:
- Frase de Impacto
- Frases relacionadas ao tópico
- URLs simples
Não há uma solução única para isso – sua melhor aposta é ver o que a concorrência está fazendo nessa frente e seguir a mesma ideia.
Experiência de usuário
Garantir que os visitantes de seu site tenham uma experiência de usuário de qualidade ajudará a obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.
Você precisa garantir que todos os elementos que criam uma experiência positiva para o usuário estejam lá e fornecem ao visitante as informações que ele procura.
Veja alguns fatores importantes para essa otimização:
– Velocidade de carregamento da página: 40% dos visitantes da web deixarão um site que leva mais de três segundos para carregar
– Otimização do celular : Seu site precisa ser otimizado para celulares. A indexação prioritária para dispositivos móveis e Google AMP (o projeto de páginas móveis aceleradas) mostra que os dispositivos móveis são uma alta prioridade para o Google.
A AMP significa que o Google começou a priorizar as classificações do site com base na experiência móvel dos visitantes, e não na experiência de desktop, como o Google fazia historicamente antes.
A conformidade com a priorização móvel é fácil com um teste simples de compatibilidade com dispositivos móveis.
Se quiser saber se o seu site está otimizado para dispositivos móveis, basta clicar no link abaixo e fazer o teste na própria ferramenta que o Google criou:
https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt
-Estrutura interna de links (links internos): certifique-se de otimizá-la. Quando está otimizado, os visitantes podem ver mais do seu site, ficar mais tempo dentro dele e descobrir mais conteúdos interessantes. Também ajuda os rastreadores da web a descobrirem mais conteúdos indexáveis.
– Certificado SSL / TLS: o Google diz que o HTTPS na sua URLé um sinal de classificação. Além disso, também deixa o visitante mais confortável, pois garante a segurança dos dados.
– Taxa de cliques (CTR): significa o número de pessoas que clicaram no seu link em relação ao número de vezes que o link apareceu.
Você pode melhorar o CTR otimizando os títulos das suas páginas e Meta Descrições . Uma Meta descrição é um resumo do conteúdo da sua página.
Além disso, você também pode melhorar o CTR incluindo painéis de gráfico de conhecimento e rich snippets.
Os rich snippets descrevem a marcação de dados estruturados que os proprietários de sites podem adicionar ao HTML, o que permite que os mecanismos de pesquisa entendam melhor as informações na página. Rich snippets e marcação de esquema irão aprimorar muito seu conteúdo.
Marcação de esquema – uma forma de microdados extraída do schema.com que, uma vez adicionada a uma página da web, cria um rich snippet automaticamente.
Foi demonstrado que rich snippets e painéis de gráfico de conhecimento aumentam a CTR em 30%. Isso foi demonstrado em vários estudos de caso nos Estados Unidos e em outros países.
Snippet normal vs. Otimização rich snippet
Normal:
Otimizado:
Isso afetará sua classificação porque quanto mais pessoas clicarem em seu link, maior será sua classificação, de acordo com representantes anteriores do Google.
Se você não sabe como resolver esses problemas, busca a ajuda de uma empresa especializada. Fazer de forma errada é até pior do que não fazer em alguns casos.
Sinais Sociais
Existem muitos sinais sociais que são fatores de classificação em potencial, mas todos nós precisamos começar de algum lugar. Os itens a seguir são os que mais valem seu tempo e consideração.
Em sites, são curtidas, compartilhamentos, comentários etc. Essas coisas ajudam os usuários a decidir o valor do conteúdo e se outros também o consideram valioso. Como resultado, essas informações aumentam o potencial do conteúdo a ser compartilhado.
Os sinais sociais também vêm na forma de links. Os rastreadores do Google usam links do Facebook e Twitter como se fossem backlinks regulares para fins de sinalização. Mas, por si só, não são necessariamente considerados fatores de classificação. Em vez disso, eles mostram relevância e ajudam o Google a descobrir conteúdo indexável.
URL rastreável para o Google
Você deseja que os robôs do Google entrem em suas páginas, certo?. Portanto, ter suas URLs configuradas corretamente, permite que o entenda seu conteúdo, seus recursos visuais, seu vídeo, códigos incorporados ou qualquer outra coisa em sua página para que eles o coloquem em seu índice da web. Esta é a uma das chave se você deseja ter uma classificação mais elevada nos motores de busca.
Investigue os SERPs
Verifique as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para ver o que o Google considera relevante para a pesquisa.
Com isso, você irá descobrir qual é a relevância de suas pesquisas de palavras-chave e entender os requisitos de um bom conteúdo para o termo.
E olhando para a classificação de outras páginas da web nas SERPs, você pode encontrar informações que faltam que ninguém mais preencheu.
Preencha as lacunas com seu conteúdo criativo e assuma a posição de classificação da sua palavra-chave.
Boas TAG Titles e Meta Descriptions
Frequentemente, as meta descrições são consideradas nos rankings de SEO. A mesma coisa vale para as tags de título.
Às vezes não parece assim, mas o Google ainda faz isso. Às vezes, o Google pode truncar o URL, mas ele ainda é usado no snippet, bem como em outros elementos.
O snippet é crucial para seus esforços de SEO porque determina como seu resultado é exibido no mecanismo de pesquisa. Isso determina se as pessoas desejam clicar no seu link ou no link de outra pessoa.
A chave para tornar seu snippet o melhor é fazer uma pesquisa de palavras-chave e chegar a palavras-chave relevantes para o seu snippet.
Otimize a velocidade do site para uma classificação superior
Para se adequar a esses sites velozes, o Google espera que seu site carregue em menos de três segundos.
Você pode fazer o teste de velocidade de página do Google para ver qual é a velocidade de sua página.
Aqui está um exemplo da velocidade do Magento para uso móvel. O teste também mostrará a velocidade do seu site para desktop.
Pesquisa por voz
Você já tentou usar o Siri, Echo ou Assistant para uma consulta? Sim, você está certo, essas são as funções de pesquisa por voz da Apple, Amazon e Google.
À medida que mais e mais pessoas a usam, a otimização da pesquisa por voz está lentamente se tornando uma obrigação para todos os negócios. Mas como isso difere de uma consulta digitada regular?
De acordo com Behshad Behzadi do Google, a pesquisa por voz está crescendo mais rápido do que pesquisas digitadas. 55% dos adolescentes e 40% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente.
A principal diferença entre as consultas de pesquisa por voz e as digitadas é que as consultas por voz soam mais naturais e coloquiais. Isso exigirá uma abordagem totalmente diferente para a pesquisa e otimização de palavras-chave.
Não podemos enfatizar a relevância o suficiente
Com o Rankbrain do Google, ele ficou melhor do que nunca na busca por semelhanças e recursos compartilhados entre os principais resultados de pesquisa. Essas coisas podem se tornar sinais de classificação específicos da consulta por si mesmas.
E então, observe o fato de que se tornou mais difícil com o tempo convencer o Google de que você tem um bom conteúdo, se não o tiver.
Resumão do artigo.
Mal arranhamos a superfície do mundo das dicas de classificação de SEO. Mas se você quiser ter uma classificação mais elevada no Google, não pode errar ao seguir essas dicas.
Considere também a contratação de um profissional de SEO para ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada nos motores de busca. Sua experiência neste campo em rápida mudança será inestimável.
Fonte: Blog Lyfe Marketing